Gustavo Barroso é o novo líder do Prefeito Dagmauro e Zé Marques o líder da Oposição na Câmara

img
#itapipoca 27 DE MARÇO DE 2015
Foi decidido em reunião com os demais vereadores da situação e oposição que a partir da 5ª Sessão Ordinária no 1º Período Ordinário da 3ª Sessão Legislativa da Legislatura 2013-2016 da Câmara Municipal de Itapipoca, o método de uso da tribuna será diferente onde dos 17 vereadores, 7 farão uso da tribuna através de inscrição além do líder da situação, líder da oposição e presidente da câmara. Os líderes alternarão como último a falar a cada semana. A mudança é devido as sessões estarem terminando muito tarde e o grande número de vereadores para falar.
O vereador Zé Marques (PRP) foi escolhido por seus companheiros de bancada como o Líder da Oposição.
O Prefeito Dr. Dagmauro mandou um ofício para a casa legislativa informando que "que a liderança do Prefeito seria compartilhada com todos os vereadores da base de apoio". No regimento interno em nenhum dos artigos cita a existência da figura da tal liderança compartilhada, assim como em nenhum regimento interno de quaisquer das Casas Legislativas do país como Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Câmara e Senado Federal, ou ainda Congresso Nacional. O Regimento Interno da Câmara Municipal de Itapipoca, reza no seu artigo 100 que: "São considerados líderes os Vereadores escolhidos pelas representações partidárias, em seu nome, expressarem, em Plenário, pontos de vista sobre assuntos em debate." Já o Artigo 101 do mesmo regimento diz que: "No início de cada sessão legislativa, os partidos comunicarão à Mesa a escolha de seus líderes e vice líderes." No parágrafo único do artigo 101, menciona que: "Na falta de indicação, considerar-se-ão líder e vice-líder respectivamente, o primeiro e segundo Vereador mais votado de cada bancada."
Desta forma o vereador Gustavo Barroso (PV) eleito com 2.679 votos, o mais votado da bancada da situação se torna o Líder do Prefeito na casa legislativa de Itapipoca.
O vereador Gustavo Barroso disse que em conversa com o prefeito e demais vereadores de sua base foi decidido que a liderança do governo na Câmara seria compartilhada com todos os parlamentares da situação. Mas como foi visto pelo regimento da casa, ele tem que ser obedecido e ele será o líder do prefeito, mas o consenso da bancada é que seja compartilhado e irá fazer o que o prefeito sugeriu e o que foi decidido em bancada, ou seja, quando achar necessário vai ceder o seu tempo de liderança para qualquer um dos parlamentares vir a utilizar.
A presidente da Câmara Paulinha Braga afirmou que ficou muito surpresa quando recebeu o ofício do prefeito comunicando sobre a liderança compartilhada. Segundo ela, isso mostrou que ou ele subestima muito a presidente ou nem se quer se deu o trabalho de ler o regimento interno durante esses 4 anos em que passou pela câmara. Disse também que como o vereador Gustavo Barroso irá utilizar a liderança, disponibilizando o tempo aos colegas fica ao critério dele, mas é preciso ter uma pessoa a quem se reportar, uma pessoa que lidere os demais e que a presidência e os demais colegas tenham nele a pessoa que represente o prefeito e que todos possam se reportar ao parlamentar.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito